terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tribo do Mouse: O que você vai ser quando crescer?

Este texto começa dizendo que as pessoas viverão mais e terão mais tempo para fazer mais coisas. Que terão mais ciclos em sua vida, poderão escolher mais de uma carreira. Envelhecer melhor.
Vale a pena ler o texto inteiro, que está neste link.

Tribo do Mouse: O que você vai ser quando crescer?
Reggie, the Engineer (João Reginatto)

"Enfim, me parece claro que a noção que temos sobre os ciclos pelos quais passamos em nossas vidas precisa de mudanças. O que você vai ser quando crescer? É a pergunta que fazemos às crianças para instigar suas imaginações sobre o futuro. Mas essa pergunta faz sentido dado o contexto em que estamos inseridos? Crescer significa o quê? Quantas carreiras teremos? Quantos ciclos experimentaremos? Quantas vidas diferentes, na prática, seremos capazes de viver? Precisamos urgentemente pensar sobre o assunto."

"Precisamos quebrar com esse paradigma, porque a nossa realidade ao envelhecer não será assim, muito menos a de nossos filhos. Precisamos entender que não há mais necessidade para tanta pressa. As crianças podem interromper seus estudos entre o ensino fundamental e o ensino médio e passar um ano estudando e vivendo o mundo, por exemplo. Precisamos de outras opções de formação além do ensino profissionalizante e superior - formações mais práticas. Há tempo para ser bem investido antes de se decidir por um curso superior - fazer isso aos 16 ou 17 anos é loucura. Haverá tempo para vivermos várias e diferentes carreiras, vários e diferentes ciclos, várias e diferentes vidas. Quantos cursos você poderá fazer em seu tempo? Quantas graduações? Preparar-se para a aposentadoria, guardar dinheiro? Cuidado. Esses podem ser conceitos sem sentido em pouco tempo - se uma pessoa de 65 anos de repente tem tanto vigor quanto uma de 45 anos, porque o estado precisa sustentar a sua aposentadoria?

São questões que todos nós devemos considerar seriamente."


É difícil deixar de pensar que para viver e aprender sobre o mundo, temos que ter um certo investimento e que nem todos tem esta oportunidade, mas serve para refletir o rumo que queremos para nossa vida e de nossos filhos. E que se a escolha não for a certa, não tem problema, ainda teremos mais uma chance, mais um ciclo, mais alguns anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário